sexta-feira, 9 de março de 2012

Aparelho celular em sala de aula; prejudicial ou necessário?

Os aparelhos celulares vêm cada vez mais sendo usado por jovens e até mesmo crianças por ter varias funções, como o acesso a internet, o music player, por exemplo. Sua utilização em sala de aula é um fator a desviar o foco e a atenção do aluno, e por esse motivo deve-se ter sua proibição em sala de aula.
     O que antes era uma simples recomendação agora virou lei. A lei municipal Nº 2829, de 10 de janeiro de 2012, proíbe o uso do celular em sala de aula no âmbito do município de Mossoró. A diretoria afirma que isso não compromete a comunicação do aluno com outras pessoas, e que em horários de aula o aparelho celular deve estar desligado ou guardado na mochila.
A proibição do celular em sala de aula também provoca controvérsia nos alunos, alguns justificam afirmando que é preciso manter o celular ligado mesmo em sala de aula por ter assuntos importantes, não podendo deixá-lo desligado, o que se tem a fazer é mantê-lo no modo silencioso, o que não atrapalha o andamento da aula. Mas, o que vemos na prática não é isso. Os alunos em sua maioria desviam sua atenção da aula para mexer no celular.
Com a proibição do uso do celular em sala de aula, alunos terão menos desvios de atenção, mais foco, melhor raciocínio e os professores não terão suas aulas atrapalhadas em função de um aparelho de uso cada vez mais inadequado em certas ocasiões.

Franci-Ivina Iris da Silva / Química integrado/ IFRN / campus Macau

Um comentário:

  1. cara na boa para de repetir um pouco seus argumentos, vc dexou o texto rico com palavras mas pobre com imformaçao

    ResponderExcluir