terça-feira, 6 de março de 2012

Aparelhos sugadores
Eu, como aluno, tenho visto que vários colegas têm levado para sala de aula durante a explicação dos professores, costumes que desvia toda atenção para celulares e notebooks que só deveriam ser adotado em horas de lazer, isso tem trazido impactos para a aprendizagem desses alunos, é por isso que devemos coibir o uso desses aparelhos tecnológicos durante a aula.
Mas, afinal, o que querem esses alunos? Seria melhor perder o seu tempo em casa sentado numa cadeira bem mais confortável atualizando seu face e comendo algo bem rico em carboidratos, do que ficar sentado naquela cadeira da escola anti-ergonômica. Além de atrapalhar a concentração do seu vizinho, por muitas vezes é chamada a atenção por tal ação. Os TICs (conjunto de recursos tecnológicos) como estão cada vez mais equipados, além de sugar a atenção durante a aula são usados como via de colas, bullying e outras coisas ilícitas. Proibir telefone celular em sala de aula é ineficaz, dizem pesquisadoras ouvidas pelo R7.
Thornburg provocou o público da Educar 2011, feira realizada em São Paulo, ao mostrar que a tecnologia pode ser utilizada na aprendizagem. Isso seria proveitoso, mas se torna quase que impraticável por causa do grande problema que é exatamente a maturidade, que a grande maioria desses alunos ainda não tem.
Se pensarmos que para que uma educação de qualidade seja evidente na realidade de hoje só depende do educador, estamos iludidos. O ensino é um fluxo de informações que depende intimamente de dois pólos, sendo um deles desligado, se torna impossível o objetivo a ser atingido, é por isso que devemos coibir esses aparelhos sugadores de atenção (nos usuários imaturos) na hora do ensino.
Júlio Cesar, estudante de Química Médio Integrado, IFRN, campus Macau.

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