terça-feira, 6 de março de 2012

JÁ NÃO MAIS ADOLESCENTE
Atualmente no Brasil a maior idade penal é de 18 (dezoito) anos. Mas hoje somos testemunhas do processo de amadurecimento dos adolescentes e da violência que estão incorporando. Segundo dados estatísticos, os números de delitos cometidos por menores de idade, entre 2006 e 2008, aumentaram em 37%. Contudo, o ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE em sua pena mais branda só aplica medidas educacionais com pena de 3 (três) anos. Mas entra em questionamento: aos dezesseis anos já que podem 'tudo' por que não podem ser presos?
Há falhas nessas leis que regem nosso Brasil. Aos 16 anos, adolescentes bebem e compram bebidas, mesmo sendo proibido perante a lei 9.866/2002. Sabem praticar atos e gestos obscenos, malandragem, linguagem depreciativa, brutalidade,até mesmo assumir uma família desestruturada e totalmente desarmoniosa.O consumo de drogas ilícitas, como o caso da maconha , cocaína, lança-perfume, também não ficam de fora, faz parte do mundo majestoso de adolescentes que buscam ser mais populares a cada dia que passa.
Mas, nós podemos afirmar "uma pessoa com 18 anos é mais madura (...)" ou ainda “Lugar de criança é na escola", neste caso não me refiro a crianças inocentes, e sim  a vândalos que se acomodam de poder, de achar que todo mundo deve idolatrá-lo. Queira me acompanhar no seguinte raciocínio: se um adolescente, nesse caso, de 16 anos começa a querer mais e mais liberdade, querendo fazer o que quer, querendo desfrutar do mais proibido que a família impõe, e fazer mal até mesmo à própria sociedade, somente a justiça para impor limites não é mesmo? Claro, somos pessoas com opiniões diferentes, com vidas e pensamentos diferentes, mas em casos extremos como esse devemos refletir as medidas judiciais que os nossos órgão competentes devem tomar.
 Nesse nosso Brasil verde, azul e amarelo falta comprometimento, educação e justiça. É de total interesse da família afastar seus filhos, não importando a idade, da violência, drogas, prostituição, afastar de todos os males. E a tão famosa igualdade aclamada pelo povo não reflete nesse nosso dia-a-dia? A igualdade está intimamente relacionada à justiça e à imparcialidade, está na hora de começarmos a ser igualitários e imparciais com os maiores e menores infratores.

Melissa, estudante do curso técnica em Química, IFRN, campus Macau.


Nenhum comentário:

Postar um comentário