terça-feira, 6 de março de 2012

Pena Capital, porque o Brasil merece!

Não tenho dúvidas de que a pena de morte deveria ser implantada no Brasil, pois há crimes tão hediondos que só a pena de morte resolveria, além de que a sociedade não deveria ter de sustentar criminosos em presídios. Também porque a pena de morte seria exemplo o bastante para reprimir a brutalidade humana.
Um condenado a pena capital não cometerá crimes novamente. Nos países onde ela existiu, no decorrer da história, sempre houve baixa criminalidade. Por exemplo, na França, entre 1749 e 1789 - quarenta anos - aconteceram apenas dois assassinatos. E atualmente, nos países que aplicam a pena de morte - como é o caso dos países árabes e de Cingapura - há baixíssima criminalidade também. Claro que a pena de morte não deve ser aplicada a um ladrão de galinhas qualquer, mas sim quando houver um crime realmente alarmante.
A pena de morte é uma quebra dos direitos humanos, porém um assassino, por exemplo, já haveria violado esses mesmos direitos quando tirou a vida de alguém. Alguns opositores afirmariam que um erro não justifica o outro, no entanto, partindo dessa afirmação não deveriam existir as cadeias, afinal de contas os erros dos criminosos não justificariam outro erro que é o cárcere forçado. Ressocialização e readaptação do condenado ao convívio social também seria uma opção, porém, esse pensamento seria egoísta, pois está colocando a parte acima do todo, e o dever do estado é sobretudo proteger a sociedade e dar prioridade ao todo ao invés da parte.
O medo da morte faria o criminoso pensar duas vezes antes de cometer um assassinato ou outro crime hediondo. A pena de morte seria o exemplo a qual todos deveriam temer e a punição máxima para quem cometesse um crime grave. Sendo assim, a pena de morte seria a solução ideal para punir e assim evoluir a sociedade em que vivemos que está cada vez mais assustada e submetida às vontades e imposições de criminosos.

Antônio Mikael da Silva Melo, estudante do curso de Química, IFRN, campus Macau.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Antônio Mikael eu não concordo com a sua opinião (e não somente eu). Em primeiro lugar: você diz: "(...)a pena de morte seria exemplo o bastante para reprimir a brutalidade humana". E a pena de morte não seria uma brutalidade? Punir um assassino se transformando em um, é realmente necessário?
    Você acharia justo se, de repente, sua mãe recebe a seguinte notícia: "Antônio Mikael foi condenado a morte, por ter matado fulaninho", se o que aconteceu na verdade não foi condizente com a notícia?

    ResponderExcluir